quinta-feira, 21 de abril de 2011

Marcha das Margaridas

Recebi no gabinete a presidente da Associação Comunitária do Sítio serrote dos Franças a senhora Joelma e a senhora Marines esposa do senhor Cicera Presidente da Associação comunitária do Sitio Serra Aguda, para me convidar para as festas das mães no mês de maio e falar um pouco da viagem que irão a Brasília no mês da agosto na marcha das trabalhadoras rurais, que recebeu o nome de Marchas das margaridas.

A marcha das trabalhadoras rurais recebeu o nome de Marcha das Margaridas em homenagem à Margarida Maria Alves, assassinada em agosto de 1983, na porta de sua casa, a mando dos latifundiários do Grupo Várzea, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Margarida foi Presidente do STR de Alagoa Grande se destacando por lutar em defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores/as rurais assalariados/as.



A Marcha das Margaridas é uma estratégia política construída pelas mulheres trabalhadoras rurais organizadas no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), para combater a fome, a pobreza, a violência sexista e construir um novo Brasil com justiça, paz e igualdade de gênero. No ano 2000, fortalecendo a Marcha Mundial das Mulheres, foi realizada a primeira Marcha das Margaridas, que reuniu em Brasília 20 mil mulheres de todo o Brasil. Teve como lema: 2.000 Razões para Marchar - Contra a Fome, a Pobreza e a Violência Sexista.

Com a experiência acumulada na primeira edição, em 2000, foi possível construir a segunda Marcha das Margaridas, que aconteceu no ano de 2003. A partir daí foram criadas as condições para reunir, em Brasília, 40 mil participantes dos mais diversos lugares do País, sendo considerada a maior mobilização de massa organizada pelas mulheres trabalhadoras rurais no Brasil.


Fonte: Eliana